Muito mais do que gerar quesitos e achar bons argumentos técnicos para contestação de laudo, a contratação de um assistente técnico para os processos judiciais tem aumentado muito de acordo com que os advogados começam a entender sua real importância.
Contar com o apoio de um assistente técnico desde o início do processo abre portas para uma ação de antecipação de prova já com um parecer em anexo, o que certamente servirá de guia para o perito do caso. Para bons observadores, já se pode imaginar que guiar o trabalho do perito para os pontos relevantes à causa brilha os olhos de qualquer advogado pois isso se traduz em explicitar com a prova máxima a demanda de seu cliente.
Assim, a contratação de um assistente deve ser feita de forma conjunta com a definição da estratégia do caso, entendendo que irá se tratar de um parceiro estratégico, capaz de fornecer ao advogado o subsídio técnico necessário para cada fase processual.
Além disso, não é incomum na vida de um perito verificar que as partes não exploraram corretamente os pontos técnicos que ele avaliou no laudo pericial, entretanto não cabe a ele fazer as ressalva, apenas assistir a parte deixar passar ótimos argumentos por puro não conhecimento, ou apoio, técnico.